segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

"A Crude Awakening" - rescaldo

Vivam.
A apresentação da iniciativa de transição "Linda-a-Velha em Transição" e a projecção do filme "A crude awakening" foi um sucesso.
Ainda não publicitado em grande escala a toda a população, mas apenas a grupos de amigos, ao agrupamento de escuteiros e na rede de "Permacultura e Transição Portugal" conseguiu contar com 32 pessoas (não é contagem oficial, mas a certa altura eu contei 32 cabeças!).

Tivémos a agradável "visita" do pessoal da iniciativa "Telheiras em Transição" que vieram num mini-bus dar-nos uma forcinha!
Assim como a presença do chefe do Agrupamento 626 de Linda-a-Velha que acordou em iniciar acções de sensibilização para pôr o Agrupamento também a "transitar" e de um representante da Junta de Freguesia.

Muito bom é o poder da vizinhança a funcionar!

O encontro aconteceu numa noite fria e chuvosa, mas os chás e os bolinhos com que nos brindaram aqueceram o ambiente. E como o mais importante destas acções é ficarmos a conhecer os nossos vizinhos, uma pequena dinâmica de grupo fez quebrar o gelo e pôr toda a gente a falar.





E como o filme era grandito (1h20m, se bem que houve quem pensava que tinha durado 2 horas), o "barato" teve de ser cortado e passámos à visualização do filme.

O(s) projector(es) [havia um de backup] já velhotes sobreaqueciam mesmo numa noite fria e obrigaram a umas pausas no meio do filme. Numa delas o Luís Queirós, que tinha sido convidado a falar sobre o pico do petróleo contou várias histórias e respondeu às perguntas que lhe foram sendo colocadas.

A ideia de que vivemos extremamente dependentes do petróleo e de que é necessário uma transição interior e pensarmos em relocalizar tudo o que fazermos para estimular a nossa resiliência ficou bem patente no quadro de sugestões que foi preenchido no fim.

De entre muitas outras tivémos sugestões para:

- revitalizar o "Tropical" (o primeiro centro comercial com cinema de Linda-a-Velha, que perdeu o fulgor dos anos 80/90)
- organizar workshops de auto-suficiência
- estimular "feiras da ladra"
- organizar piqueniques
- criar hortas comunitárias
- dinamização cultural para combater a dependência de Lisboa

Temos ou não temos aqui muito "combustível alternativo ao petróleo"???

Agora temos que continuar as acções de consciencialização (mais filmes do arco-da-velha), a criação de grupos de acção e acções de formação nesta "coisa" da Transição.

Vão consultando o calendário que está no lado direito do blog para as actividades. 

A próxima será já no dia 7 de Janeiro, uma sexta-feira às 20h30m num sítio a indicar.


A Velha (Linda) está em Transição

Vamos ter também uma workshop já no dia 8 de Janeiro (Sábado) de manhã. No âmbito da grande recapacitação a Carmen vai ensinar-nos a reconhecer as doenças dos mais pequenos e a tratar deles com remédios caseiros! (Checkem o calendário)


2 comentários:

  1. Boas!

    É bem bom vermos que o pessoal não está a dormir... ;o)

    Relativamente ao workshop de dia 8 de Janeiro, é só para pessoas que moram em Linda-A-Velha ou também está aberto a pessoas de fora?

    (É que eu sou uma mãe de uma miúda de três anos e meio e estaria interessada em participar, mas não moro em Linda-A-Velha).

    Continuem com o bom trabalho,
    Patrícia

    ResponderEliminar
  2. Olá
    A oficina é aberta a todos. A Patrícia é bem-vinda (não se esqueça de se inscrever). Pode ser que fique contagiada com o espírito da Transição e a leve para onde mora!
    GPais

    ResponderEliminar