segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Boas práticas em Linda-a-Velha

Existem em Linda-a-Velha vários trabalhos a serem realizados faz tempo pela comunidade que são consideradas boas-práticas de Transição!

Nunca é demais publicitá-las, pretendendo com isto integrar estas iniciativas neste esforço conjunto que é a criação de um futuro melhor!

Os pais, encarregados de educação e amigos do Centro de Tempos Livres do Jardim de Infância José Martins e Escola Básica Armando Guerreiro, em Linda-a-Velha criaram um horta pedagógica e realizam várias actividades em torno desta. Extremamente interessante como aplicam os três princípios éticos da permacultura "cuidar da terra, das pessoas e partilhar justamente". Assim tem pernas para andar ;o)
 
O projecto tem um blog muito porreiro, onde partilham as acitividades com bastantes fotos e humor! E segundo consta pretendem passar este modelo para as restantes escolas do agrupamento! É a Transição a acontecer!!
 
Cito um um post desse blog aqui (o negrito é meu):
 
"Jardinar promove as capacidades mentais das crianças. É uma actividade a ser explorada nas escolas, com inúmeras vantagens.
Jardinagem e horticultura são actividades que trazem inúmeros benefícios às crianças. No âmbito de um estudo realizado pela (RHS), Royal Horticultural Society do Reino Unido, foram inquiridos 1300 professores de 10 escolas e concluiu-se que naquelas em que a jardinagem e a horticultura fazem parte das actividades propostas, as crianças são mais resilientes e confiantes e tendem a adquirir hábitos de vida mais saudáveis. Para além disso, nota-se mais vontade de aprender nessas crianças. A literacia e as competências matemáticas destas crianças são superiores ao verificado noutras escolas. Os investigadores consideram que a jardinagem deve passar a ser usada nas escolas como uma ferramenta vital para a aprendizagem e não apenas como uma simpática actividade extra-curricular. «As escolas que integram os jardins no seu currículo estão a desenvolver crianças mais aptas a responder aos desafios da vida adulta», considera Simon Thornton Wood, da RHS. A imprevisibilidade que está presente nos projectos de jardinagem e horticultura, em que muitas variáveis podem afectar o resultado final, obriga as crianças a serem mais flexíveis, a pensarem por si mesmas e torna-as mais eficazes na resolução de problemas. Se a escola do seu filho não tem horta pedagógica nem jardim, que tal começar a promover umas sessões de jardinagem com ele, no canteiro lá de casa?"
 

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