domingo, 9 de outubro de 2011

Picnic grupo pioneiro no 5 de Outubro




No dia 5 de Outubro o grupo pioneiro da ITLaV realizou um pic-nic no palácio dos Aciprestes.
Partilhámos a refeição, conversas, brincadeiras com miúdos e graúdos, e uma avaliação do trabalho realizado e perspectivas de futuro. Da roda ficámos com o seguinte rol de avaliações:
Rosa: Dedicou-se menos à horta e fugiu um pouco. Tem várias actividades em Sintra e sente que temos que aproximar corações.
Fernando: Não quer "pensar" no espaço da oficina comunitária, mas sim realizar actividades para a comunidade. Mas está sempre para ajudar em qq actividade.
Cristina: Acha que tem de haver mais grupo.
Beta: Chegou de paraquedas e pede ajuda ao grupo para saber onde e como pode ajudar.
André: Anda desanimado, mas gosta do que está feito, comparado com o que havia há menos de 1 ano. Aposta num encontro semanal para avançarmos. Sente que não devemos dispersar por LaV mas apostar na Oficina sob pena desta se degradar. Quer aprender mais teoria sobre transição e dar mais de si.
Magda: Sente-se longe, pois vive em Algés e vive uma altura em que não se quer "enraizar", pois está em fase de mudança.
Carla: Está sempre para ajudar.
Carmen: Diz que não tem muitas ideias nesta fase. Sente que nos dispersamos com a oficina, mas não do grupo. Quem tem filhos ficou muito ligado.
Sá: Sente que é importante continuarmos a trabalhar na oficina pois é um sítio importante para actividades futuras.
Bé: Desde o curso de Transição que sente que é importante estudar matéria. Sente que tem de estar preparada para debater o tema da Transição com outras mentes.
Gonçalo: Sente que precisamos de avaliar objectivamente e de preferência com novas ferramentas. Não andamos a utilizar a energia de uma forma útil. Temos que perceber o que nos move e utilizar essa força para irmos em frente. Vai aplicar energia em actividades que o apaixonam.
Elsa Jorge: Sente-se um pouco "fora" da energia contagiante trazida do curso mas está a gostar. Está com um projecto pessoal em mãos que envolve artesanato, pelo que não terá muita disponibilidade, mas estará para ajudar.
Rita: Vem cheia de energia do curso. Sente que temos que aprofundar o nosso conhecimento na Transição, ler livros, ver filmes. Nutrirmo-nos como grupo.
 
Falou-se empresas sociais e economia local. Falou-se da presença da Elsa Shams na lista de emails do grupo pioneiro. Ela não recebe os emails mas está incluída. A beta e a Carla não estão mas gostariam.
Após a roda de partilha e sendo a necessidade de fortalecermos o grupo uma constante, o Gonçalo propôs a criação do grupo "Alma & Coração" a ser facilitado pela dupla Carmen/Carla. O papel deste grupo é o de agendar pequenas formações / lanches / jantares / discussões / diversões / partilhas do grupo pioneiro, sempre acompanhado de uma apresentação / palestra de meia-hora sobre a Transição.

Foi sondado pelo grupo as potenciais formações dadas pelos próprios membros aos demais, faltando apenas o agendamento:
- sabonetes caseiros (Rosa)
- experiências com cremes caseiros (Rita - perto do seu aniversário)
- Introdução à internet e à suite Google (Gonçalo)
- Teoria da Transição (Bé e Gonçalo)
- Dragon Dreaming (Bé e Gonçalo, logo após o curso)
- Cestaria (Gonçalo)
- Oficina de prendas de Natal (Rita)

Da conversa ficaram no ar várias ideias SÉRIAS sobre projectos, a saber:
- Criação de site de apoio ao comércio local e divulgação de actividades em LaV (Fernando e Gonçalo)
- Criação de um Círculo de Mulheres (Rita)
- Projecto de mobilidade em Transição (Gonçalo)
- Criação de Associação de Artesanato de LaV (Elsa Jorge)
- Pensar numa parceria com a Universidade Sénior para extendermos a sua formação para outras camadas etárias. ()
-
Falou-se também da necessidade de arranjo do tecto e do quadro eléctrico da Oficina.
Encontros semanais a acontecer aos sábados de manhã no café Pérola de Linda-a-Velha e posterior ida ao mercado de LaV.
De seguida juntamo-nos na casa do Gonçalo a ver o filme "How Cuba survived the peak oil" sem legendas, seguida de um jantar com conversa sobre o tema. Ficámos de partilhar e juntar mais filmes sobre a temática

Sem comentários:

Enviar um comentário